terça-feira, 8 de junho de 2010

Estação da Luz

A Estação da Luz, como é hoje, foi construída de 1895 a 1900. Mas só foi entregue à população em março de 1901. Enquanto isso, estava em atividade uma outra Estação da Luz bem menor e mais simples. Esta, por sua vez, havia sido levantada sobre a primeira.
Com a expansão da cultura cafeeira no interior do Estado de São Paulo, o transporte da produção tornou-se um problema, pois toda exportação do produto era feita pelo porto do Rio de Janeiro. Por isso, em 1855, a Assembléia Provincial de São Paulo aprovou a lei de incentivo que dava 2% de juros para aquele que investisse na construção de uma estrada de ferro entre Santos e Jundiaí, e 90 anos de concessão da ferrovia. Conquistaram a concessão Irineu Evagelista de Souza (Barão de Mauá) e dois associados - José Pimenta Bueno (Visconde de São Vicente) e José da Costa Carvalho (Marquês de Monte Alegre). Para captar investimentos internacionais, o Barão de Mauá criou na Inglaterra a The São Paulo Railway Company Ltda. Daí vem o apelido "A Inglesa", que caracterizou por muitos anos a ferrovia. Assim em 1860 dá-se início à construção. Sete anos depois, as obras de 139 km de extensão são concluídas somando um custo de 2 milhões de libras esterlinas.
Nessa época, uma minúscula e debilitada Estação da Luz havia sido levantada em parte do terreno do Jardim Público. Em 1867, a Assembléia Legislativa exigiu melhorias no local. A segunda versão, então, foi construída sobre a anterior.
Como as obras da estrada de ferro havia custado muito além das expectativas e até ocasionara a falência de uma das empresas de construção envolvidas, a São Paulo Railway teve de negociar com o governo para manter a concessão da ferrovia que era, na época, a mais rentável da América Latina. Afinal, era o único acesso ao porto de Santos e transportava cerca de 6 milhões de toneladas de café (em cada sentido), anualmente. Em troca, a companhia inglesa prometeu duplicar as vias e ampliar o porte e qualidade das estações.
Construída de frente para o local das duas estações anteriores, a Luz passou a ocupar 7.520 m². O projeto de Charles Henry Driver foi erguido somente sobre material vindo da Grã-Bretanha, desde os pregos e tijolos até a iluminação de gás intensificado.
A Estação tornou-se a porta de entrada da cidade para figuras importantes do período e também para os imigrantes, promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante metrópole.
Na madrugada de 6 de novembro de 1946, dois dias antes da São Paulo Railway entregar a ferrovia nas mãos do governo federal, ocorreu um gigantesco incêndio que só deixou sobreviver a ala leste e as plataformas da Estação. A reconstrução foi bancada pelo governo e se estendeu de 1947 a 1951. A Estação recebeu, então, o terceiro andar nas partes que foram atingidas pelo fogo e mais pilastras de sustentação. A partir daí, os trens passam a percorrer somente os bairros do subúrbio.
Em 1994, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos realizava o transporte diário de 1,4 milhão de usuários. A Estação tornou-se a porta de entrada de migrantes que vêm tentar a sorte na capital paulista.

CURIOSIDADES:

  • A primeira Estação da Luz foi construída em 1867 pela empresa inglesa The São Paulo Railway. A atual estação, tal como a conhecemos, foi inaugurada em 1901.

  • A primeira viagem de um trem até a Luz resultou em um grande tragédia. Uma das composições descarrilou e o maquinista morreu. Vários passageiros ficaram feridos, entre eles o senhor Barão de Itapetininga.

  • O material usado na construção da Estação da Luz foi importado. De pregos a telhas de cerâmica, dos pesos à estrutura de aço, quase tudo veio para o Brasil de navio. Os materiais foram trazidos da França, Escócia e Inglaterra.

  • De inspiração neoclássica, a estação foi projetada pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver.

  • O relógio foi inspirado no Big Ben londrino.

  • Conta-se que muitos ingleses que trabalharam na construção da Luz também ajudaram a erguer a estação de Paranapiacaba, localizada no município de Santo André.

  • A estação quase foi destruída por um grande incêndio em 1946. O fogo durou sete horas e deu muito trabalho para ser controlado. A atual estação é fruto de uma reforma terminada em 1951.


  • Além de ser ponto de parada de trens, a Luz funciona como estação de metrô. Ela é parte da Linha 1-Azul do metrô e em breve será ponto final da Linha 4-Amarela.

  • A Luz é vizinha da Estação Júlio Prestes, outra imponente estação de trem de São Paulo. É na Júlio Prestes que funciona a Sala São Paulo, uma das mais importantes salas de concertos do Brasil.

  • É na estação que funciona o Museu da Língua Portuguesa, um dos mais procurados pontos turísticos de São Paulo. Inaugurado em 2006, o museu recebe mais de 500 mil visitantes por ano. A Estação da Luz também tem como vizinhos a Pinacoteca do Estado, o Parque da Luz, o Museu de Arte Sacra e a famosa rua de comércio de roupas José Paulino

  • A conhecida Cracolândia, local onde consumidores de drogas costumam se reunir, fica no bairro da Luz.

 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_da_Luz

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